quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dicas de Cozinha


Como fazer espuma de leite no café sem máquina


      

          Sabe aquela espuma de leite que costuma acompanhar o café expresso e o capuccino quando há uma máquina de expresso com uma varinha de vapor por perto? Você nunca quis comer “de colherada” ou colocar no seu chocolate quente? Se você respondeu “não”, então diga-me se não quer tomar um café com espuma de leite mesmo sem ter uma máquina daquelas em casa? Ah!! Melhor: se você até tem uma cafeteira “bacanuda” em casa mas não teve grana para comprar a mais cara, que faz a espuma, não gostaria de poder fazê-la por conta própria?
Vamos fazer espuma no microondas, o que você está esperando?

Receita de Espuma de Leite Fresco no Microondas

Ingredientes:

- Leite fresco e gelado, na quantidade que quiser (o integral vai resultar numa espuma mais molenga e saborosa; já a espuma do leite desnatado é mais firme e seca. Faça sua escolha experimentando todas as variedades de leite fresco)

Modo de preparo:

Coloque o leite fresco e gelado em um recipiente grande, com tampa, que possa ser levado ao microondas e que tenha bastante espaço de sobra para mais do que triplicar a quantidade do leite.
Confira se está bem tampado e chacoalhe bem, até o leite dobrar de volume.
Retire a tampa e leve ao microondas, em potência alta mesmo (não precisa mudar a potência). Espere até que a espuma chegue ao topo do recipiente e desligue imediatamente.
Espuminha pronta! Agora é só servir sobre a sua bebida.



Cubos de Açúcar


Cubos de açúcar são fofos
Ainda mais quando você tem uma pinça linda para servir…
Oi?  Não estou falando daquela pinça enferrujada que você arranca seus cabelos encravados. Esta pinça é uma belezinha que se usa para servir os cubinhos de açúcar! É um “mini pegadorzinho”, digamos assim, também usado para servir frios (o que são “frios”?? Ué! Presunto, por exemplo!)
Os cubos de açúcar (ou “torrões“) não são a coisa mais barata do mundo (como quase tudo que tem muito charme), mas olha que bom: você pode fazer em casa!

Receita de Cubos de Açúcar
Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de água
Formas de acetato (são essas formas usadas para fazer bombons. Você encontra em casas de produtos para festas com facilidade. Escolha formatos pequenos e sem muitos detalhes, para não quebrar.)
Modo de preparo:
Misture bem a água e o açúcar.
Distribua o açúcar úmido nos buracos das forminhas e aperte!
Vá preenchendo mais conforme você pressiona e o açúcar fica mais apertadinho lá dentro.
Depois de apertar bem e os buraquinhos estiverem bem preenchidos, desenforme! Basta virar a forma de cabeça para baixo sobre uma superfície limpa.
Se não soltar rápido, de umas batidinhas muito de leve para não quebrar os cubinhos (ou corações, flores, ovinhos…).
Deixe secar sobre a superfície e em seguida guarde em um pote bem fechado!



Como congelar alimentos corretamente



Na correria do dia a dia, nunca temos tempo de preparar uma boa refeição completa, e sempre acabamos deixando boa parte das compras do mês estragarem. Para amenizar isso e facilitar o seu dia, a melhor opção é o congelar os alimentos.
Abaixo seguem algumas informações que você deve saber antes de iniciar essa prática.

Etapas do congelamento:

  • Separe alimentos de boa qualidade e limpos;
  • Faça os procedimentos necessários para cada tipo de alimento (veja abaixo);
  • Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição, tentando retirar o ar se possível, com uma bombinha específica ou um canudo;
  • Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade;
  • Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18ºC;
  • Conserve os alimentos congelados numa temperatura de -18ºC por até 3 meses; Nunca re-congele os alimentos.

Congelamento de hortaliças:

Para congelar hortaliças é necessário usar uma técnica chamada branqueamento, que conserva melhor as características como sabor, cor, textura, além de provocar também uma diminuição na atividade enzimática e na proliferação de bactérias.
O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem ser retiradas as partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico e pare o cozimento.

Siga os passos abaixo:

  1. Branquear (escaldar) os vegetais em 2,5 litros de água, mergulhando cerca de 300g cada vez, com o auxílio de uma peneira. Os vegetais deverão ficar imersos na água fervente pelo tempo indicado na tabela. A mesma água pode ser usada para até 8 porções do mesmo tipo de vegetal, aguardando-se levantar fervura antes de mergulhar nova porção (para vegetais diferentes é necessário trocar a água).
  2. Resfriar os vegetais no mesmo espaço de tempo em que foram escaldados, também com o auxílio da peneira. Passar primeiramente os vegetais em água fria corrente e em seguida mergulhá-los em água com gelo.
  3. Secar bem, embalar e etiquetar.

Alimentos que não devem ser congelados:

Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, folhas (alface e etc), pudins em geral, batata, pepino, salsão, creme de leite, queijos cremosos, cremes engrossados com maisena e etc…

Descongelamento:

Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador, em forno de microondas ou em temperatura ambiente por no máximo 4 horas, sempre com a embalagem adequada.

Patê de Presunto com Cream Cheese


INGREDIENTES
250- Gramas de Presunto picado ou processado
6- Colheres (sopa) de Cream Cheese (Philadelphia)
2- Colheres (sopa) de Azeite de Extra Virgem

PREPARO
Em um recipiente coloque o presunto picado juntamente com o Cream Cheese.
Misture bem até formar uma pasta.
Adicione o Azeite e misture.
Sirva em seguida.
DICA: Sirva com Torradas, Pães ou até mesmo em Lanches

RENDIMENTO: Serve seis pessoas
Fonte da Imagem: Cia Da Gula



Nenhum comentário:

Postar um comentário